crédito foto: Divulgação Redes Socais
PRESIDENTE DO ZULÃO VEIO A PÚBLICO PEDIR DESCULPAS. Um caso de racismo foi registrado na noite de sábado (7) durante a partida entre Lemense e Colorado Caieiras, realizada no Estádio Municipal Bruno Lazzarini, em Leme, válida pelo Campeonato Paulista A4. A ocorrência mobilizou a Polícia Militar após a denúncia de que o jogador Yan Gabriel, da equipe visitante, teria sido alvo de ofensas de cunho racista vindas da arquibancada. No final do placar, o Zulão foi derrotado em 2 a 1.
De acordo com o boletim policial, a equipe de policiamento que atuava no estádio foi informada sobre o caso pelo diretor da Federação Paulista de Futebol, Carlos Henrique Cavalcante Fuzatti. Segundo o relato, um atleta do Colorado Caieiras teria sido alvo de ofensas vindas de torcedores posicionados no setor 2 da arquibancada.
Entre as expressões relatadas estariam termos ofensivos relacionados ao cabelo do jogador. Um companheiro de equipe da vítima afirmou ter ouvido as ofensas e confirmou o ocorrido, porém, conforme a Polícia Militar, não foi possível identificar o autor das manifestações.
Diante da denúncia, o árbitro da partida interrompeu temporariamente o jogo e realizou o gesto oficial de combate ao racismo no futebol — cruzando os braços em forma de “X”. Após a adoção das providências previstas pelo protocolo e a retomada da organização da partida, o confronto foi reiniciado.
A Polícia Militar também destacou que o Estádio Bruno Lazzarini não possui sistema de filmagem ou monitoramento, fator que dificultou a identificação do possível responsável pelas ofensas. Após o registro da ocorrência e a coleta das versões dos envolvidos, as partes foram liberadas.
Federação Paulista repudia episódio
Em nota oficial, a Federação Paulista de Futebol manifestou repúdio ao episódio e lamentou o caso ocorrido durante a partida válida pelo Paulistão A4.
A entidade afirmou confiar que as autoridades investiguem o crime e ressaltou que manifestações racistas são inaceitáveis no esporte. A federação também reforçou seu compromisso com a promoção da diversidade, da inclusão e da dignidade humana no futebol.
Lemense pede desculpas ao atleta
O Clube Atlético Lemense também se pronunciou publicamente após o ocorrido. Em nota divulgada nas redes sociais, o clube pediu desculpas ao atleta Yan Gabriel, do Colorado Caieiras, ao clube adversário e a todos que se sentiram atingidos pelo episódio.
Na manifestação, o Lemense reconheceu a gravidade da situação e afirmou repudiar qualquer forma de preconceito. O clube destacou ainda que racismo não representa sua história, seus valores ou sua torcida, e declarou estar à disposição para colaborar com a identificação dos responsáveis.
A nota também destacou que, apesar da derrota dentro de campo por 2 a 1, o episódio ocorrido nas arquibancadas foi ainda mais doloroso para o clube.
Casos de racismo são considerados crime no Brasil e podem resultar em punições criminais e esportivas. O episódio agora poderá ser analisado pelas autoridades competentes e também pelas instâncias disciplinares do futebol.
A seguir, as notas oficiais:
NOTA OFICIAL DO ESPORTE CLUBE LEMENSE
O Esporte Clube Lemense vem a público pedir desculpas ao atleta @y23gabriel do Caieiras, ao clube adversário e a todos que se sentiram atingidos pelos lamentáveis episódios de racismo ocorridos na arquibancada.
Dentro de campo fomos derrotados por 2×1. Mas o mais doloroso é reconhecer que fora de campo perdemos de 10×0. O Lemense é um clube que representa a cidade, sua gente e seus valores. Racismo não representa o nosso clube, não representa nossa história e não representa a nossa torcida.
Sabemos que um ato como esse fere o esporte, fere as pessoas e fere tudo aquilo que o futebol deveria representar: respeito, união e igualdade. Pedimos sinceras desculpas ao atleta, ao Caieiras e a todos os torcedores. O Lemense repudia qualquer forma de preconceito e está à disposição para colaborar com a identificação dos responsáveis. Que este episódio sirva para reflexão. O futebol precisa ser um espaço de respeito e dignidade para todos.
Racismo não é rivalidade. Racismo é crime.
Esporte Clube Lemense
NOTA OFICIAL DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL
A Federação Paulista de Futebol lamenta e repudia veementemente os atos racistas sofridos pelo atleta Yan Gabriel, do Colorado Caieiras, neste sábado (7) durante o jogo entre Lemense e o clube de Caieiras no estádio Municipal Bruno Lazzarini, em Leme, pelo Paulistão A4 Rivalo.
A FPF confia que as autoridades investiguem mais este crime de preconceito cometido em um estádio do Estado de São Paulo. É inadmissível, que praças esportivas continuem sendo palco para os mais diversos crimes de intolerância e racismo sem punição aos criminosos.
A FPF reforça que manifestações racistas, assim como qualquer forma de discriminação, são inaceitáveis e não serão toleradas. Seguiremos firmes na defesa dos valores da diversidade, da inclusão e da dignidade humana, atuando de forma permanente na conscientização, prevenção e combate a atitudes discriminatórias, para que o futebol seja um espaço seguro, acolhedor e respeitoso para todos.
CONFIRA AINDA
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)
















