Série documental de 2018 da Netflix fala sobre a comunidade Rajneeshpuram.
Wild Wild Country é um documentário em seis capítulos da Netflix sobre o guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh, que anos depois se tornaria conhecido mundialmente como Osho. A série documenta a ascensão na Índia, a comunidade Rajneeshpuram no condado de Wasco, Oregon até a sua volta para Índia e posteriormente sua morte.
Ao decorrer dos seis episódios, demonstram que por muitas vezes a realidade traz tantas histórias com tantas reviravoltas que fica difícil achar que certos momentos não foram planejados ou escritos por alguém.
A série traz depoimentos de pessoas que eram seguidores de Osho, alguns que acompanharam sua mudança aos Estados Unidos. Outros ao redor do mundo que se interessaram pela história e se mudaram para a comunidade. A série busca, através de relatos, as vivências e experiências que cada um levou para si. Dentre os apaixonados, que até os dias de hoje mantém sua posição e fé. E outros que se arrependeram e preferem deixar essa história no passado.
Ao mesmo tempo, depoimentos de moradores do condado de Oregon que não gostavam e por consequência, entraram em conflito ideológico que em certos momentos, religiosos. Processos, agressões, armas e até tentativa bioterrorista de alimentos são abordados dentro dos episódios, além de tentativas de assassinatos, fraudes em votação e contrabando de drogas.
No meio disso tudo, temos a emancipação do Osho e suas técnicas sobre meditação em um período onde o movimento hippie já perdia suas forças em plena década de 80 nos Estados Unidos carregado por um histórico de anos sob a visão da Guerra Fria.
Rajneesh Chandra Mohan Jain
Rajneesh Chandra Mohan Jain, também conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh, foi um líder espiritual indiano, mestre de meditação e professor de filosofia. Em 1989, um ano antes de sua morte, Rajneesh adotou o nome budista Osho, em referência a uma palavra relacionada ao oceano. Em seu legado, os livros de Osho foram transcritos através de gravações e vídeo palestras que ele deu por toda a sua vida. Mais de 600 livros foram publicados em 57 idiomas.
Rajneeshpuram
1981, Osho e seus seguidores se mudaram da Índia para o deserto do Oregon, nos Estados Unidos. Com o objetivo de internacionalizar ainda mais a comunidade que se criou em torno do guru. Existem outras teorias que acreditam que sua mudança foi por questões políticas. Para seus defensores, a justificativa era sua emancipação, para seus críticos, era a oportunidade perfeita de “pegar dinheiro de jovens ricos querendo ficar doidões”.
Com as doações de seguidores milionários, e usando suas próprias mãos de obra, foi criada a cidade de Rajneeshpuram, uma comunidade rural que eventualmente ofereceu serviços para cerca de cinco mil residentes. Além das aulas e sua filosofia imposta na prática, festivais eram realizados, reunindo visitantes de todas as partes do mundo.
Tensões, o fim e o legado
Na cidade de Antelope, Oregon, tornou-se o foco do conflito. Era a cidade próxima do rancho. Após uma série de prisões, a exposição de atos ilegais cometidos pelos seguidores de Osho, processos e uma saúde debilitada. Osho e outros seguidores acabaram sendo detidos e a história teve uma ampla cobertura midiática na época.
Osho resolve abandonar o local e voltar para a Índia, após prisão e confessar por ter fraudado sua imigração (Um dos pontos mais polêmicos abordados na série, pois existem depoimentos que mostram que ele dentro da prisão foi coagido a manter essa condição). Acabou sendo deportado e deixando seus seguidores para trás, o rancho encontrou seu fim em 1988. Retornou para Pune, onde se estabeleceu em um novo centro espiritual, com um novo nome: OSHO Meditation Resort.
…
Wild Wild Country é uma ótima pedida para você que cansou de sempre acompanhar os mesmos filmes e séries. É um documentário real, com pessoas reais e uma história tão, mas tão complexa, repleta de ensinamentos e confusões, filosofia e agressões, aceitação e discriminação. E cabe a você, no final, formar suas próprias conclusões. Afinal, assim como o conceito do Yin-yang, nada pende para um único lado, basta ter equilíbrio.
Wild Wild Country, 2018
Veredito: 5/5
Onde assistir: Netflix
Temporadas: 1
Criadores: Maclain Way; Chapman Way
Agregador no Rotten Tomatoes: 98%
Avaliação IMDB: 8,1/10
Gabriel Candido – Colaborador e colunista de Cinema & Séries – Publicitário, pós-graduado em Comunicação e Marketing Digital. No mercado publicitário desde 2012, atuando em agências de propaganda sempre com o foco em mídia, planejamento e performance. Além da experiência na equipe de Marketing & Planejamento em emissoras de televisão. Gabriel se inspirou em seu primeiro emprego, em uma locadora de vídeos, para escrever e compartilhar uma coluna sobre filmes e séries. Afinal, ele tinha que fazer alguma coisa com o seu antigo sonho de se tornar um Tarantino aos 30 anos. Instagram: @gabrielhcandido
Série documental de 2018 da Netflix fala sobre a comunidade Rajneeshpuram.
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios (não) personalizados.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.