A TUBERCULOSE TEM CURA E O TRATAMENTO É GRATUITO, FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS E BUSQUE SEMPRE A PREVENÇÃO. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta semana as ações para a campanha de prevenção à tuberculose. Os atendimentos ocorrem até 29 de setembro em todas as unidades de Saúde.
Trata-se de doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano e sua transmissão é de forma aérea, que se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa.
Campanha em Leme
As ações terão o objetivo de informar a população sobre os sintomas da doença e encorajá-las para que façam a coleta de exame de escarro para detecção da doença e, com isso, iniciar o tratamento precoce dos casos.
Sinais e sintomas mais frequentes
· tosse seca ou com secreção por mais de três semanas;
· cansaço excessivo e prostração;
· febre baixa geralmente no período da tarde;
· suor noturno;
· falta de apetite;
· emagrecimento;
· rouquidão;
Prevenção e tratamento
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após o início do tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses.
Dúvidas e informações
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.