OBRAS DE RECUPERAÇÃO OCORREM APÓS UM ANO O TRECHO SER DESTRUÍDO PELO ALTO VOLUME DE ÁGUA NA CALHA DO CÓRREGO. A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme vem realizando a reconstrução de talude na Avenida João Arrais Seródio Filho. O local foi afetado pelas fortes chuvas no final de 2021 e início de 2022, acarretando estragos no talude do Córrego Batinga, no trecho próximo ao Colégio Objetivo. CONFIRA AS FOTOS DAS OBRAS NO FINAL DA MATÉRIA.
A reparação do trecho danificado visa restabelecer o local e dar mais segurança no tráfego na região. Com a recomposição da área danificada, bem como a reconstrução da mureta lateral, o trecho, que ficou interditado por alguns dias, atualmente já está liberado para o tráfego de veículos.
Problemas de alagamentos na avenida
A calha do córrego Batinga vem demonstrando que o volume de água das chuvas tem sido comprometido ao analisar as chuvas dos últimos 2 anos. A avenida Carlo Bonfanti sofria com alagamentos devido às chuvas intensas, especialmente nos meses de janeiro. O Popular de Leme já fez uma matéria sobre o assunto e vídeos de como ficava a situação no local, em janeiro deste ano, LEIA MATÉRIA AQUI.
E um dos pontos mais vulneráveis é justamente o trecho da avenida desprovida de mureta de proteção, que foi danificada por chuvas ocorridas no final de 2021 e início de 2022. Desde então, o local está devidamente sinalizado com cones de isolamento, mas continua enfrentando problemas de alagamento devido ao elevado volume de água causado pelas chuvas.
Local será totalmente ajustado para ter capacidade de canalizar o volume de água
“Quando do ocorrido, nossa Divisão Técnica de Projetos, Obras e Meio Ambiente, por meio de diversos estudos técnicos, constatou a necessidade de substituição do atual sistema de canalização do trecho compreendido. Hoje, o local tem um sistema do tipo “gabião” e precisa ser substituído por “aduelas”, o que trará maior praticidade, segurança, durabilidade e melhorará o fluxo e velocidade das águas pluviais”, comentou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
O projeto para substituição do sistema de canalização está estimado em aproximadamente R$ 4,5 milhões e deverá ser realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, por meio de convênio, porém, até o momento não foi feito o repasse de recursos para início dos tramites licitatórios e início da substituição da canalização atual.
“A substituição do sistema de canalização é essencial e deverá ser feita em breve. O Governo do Estado havia sinalizado de que todo o projeto seria aprovado, deste modo, a Saecil aguardava para que fizesse a obra toda e não apenas o trecho em questão, porém, tal expectativa não se concretizou e decidimos pela reconstrução do trecho mantendo o atual sistema de canalização, enquanto aguardamos a vinda desses recursos e que seja realizada a substituição da canalização”, complementou Maurício.
Segundo o cronograma de obras, toda a reconstrução do trecho deverá ser finalizada no prazo de 30 a 45 dias, porém, a obra já avançou, permitindo a liberação do tráfego pelo local, causando menos transtornos aos usuários da via pública.
FOTOS DAS OBRAS NO TALUDE
CONFIRA AINDA
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp e receba notícias | GRUPO O POPULAR DE LEME
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme.
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)