crédito foto: Divulgação
“Mas Jesus disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” — Mateus 19.14.
O mês de maio nos conduz a uma reflexão necessária e profundamente dolorosa. O chamado “Maio Laranja” levanta a voz em defesa das crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Trata-se de uma campanha que confronta o silêncio, denuncia a maldade e convoca a sociedade à proteção da infância. Entretanto, para nós, cristãos, esse compromisso não nasce apenas de uma mobilização social, mas também de um imperativo bíblico e moral.
Quando observamos o ministério de Cristo, percebemos que Ele sempre demonstrou cuidado, acolhimento e dignidade aos pequenos. Jesus jamais tratou crianças como invisíveis. Pelo contrário, em uma cultura que frequentemente as colocava à margem, o Senhor as trouxe para perto de Si. Portanto, ferir uma criança é afrontar aquilo que Deus ama e protege.
Além disso, a Palavra de Deus nos ensina que o povo do Senhor não pode ser indiferente ao sofrimento do próximo. O silêncio diante do abuso nunca será neutralidade; muitas vezes, torna-se cumplicidade. Por isso, denunciar, orientar e proteger também são expressões práticas do amor cristão. A fé verdadeira não se limita ao discurso religioso; ela se manifesta em atitudes concretas de cuidado e responsabilidade.
Talvez você conheça alguma criança que mudou drasticamente de comportamento, tornou-se excessivamente retraída, agressiva ou passou a demonstrar medo constante. Em muitos casos, esses sinais são pedidos silenciosos de socorro. Assim, famílias, igrejas, escolas e toda a sociedade precisam desenvolver sensibilidade, vigilância e coragem.
Ao mesmo tempo, este tema também nos leva a refletir sobre nossos lares. Nossas casas precisam ser ambientes seguros, onde crianças sejam ouvidas, acolhidas e protegidas. Pais, responsáveis e líderes espirituais têm o dever de cultivar diálogo, confiança e presença afetiva.
Neste Maio Laranja, não ignoremos a dor escondida atrás de muitos sorrisos infantis. Proteger crianças é mais do que um dever social; é um testemunho do amor de Cristo em um mundo marcado pela violência e pelo pecado.
Colaborou Jecimar Sirino Albano, articulista de O Popular de Leme. É Pastor da Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras, em Leme, SP. Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano em Belo Horizonte, MG. Graduado em Psicologia pela faculdade Pitágoras, em Ipatinga, MG.
CONFIRA AINDA
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)
















