Projeto Colorindo os Muros do Bairro transformará o Jardim Alto da Glória em local mais vibrante e acolhedor aos moradores

Moradores e casas serão serão beneficiados pelo projeto patrocinado pelas Irmãs Postelianas

O Jardim Alto da Glória se tornará o ponto mais colorido da cidade de Leme. Tudo isso no entorno da escola Sagrada Família. Partiu da Irmã Aurora Tenfen a ideia de dar novos tons aos muros da localidade, ao perceber que o lugar onde se encontra à unidade escolar está “sem vida, sem cor”.  “O colorido dá alegria, da vida, esperança”, explica a Superiora Provincial das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel. 

A ação das Postelianas tem como tema “colorindo os muros do bairro”, o projeto surge com o sentido de dar nova visibilidade ao local. Algumas residências passarão por reformas, dentro de uma avalição sócio econômica. “O grande objetivo é trabalhar a autoestima dos moradores do bairro. Cultivar a sensibilidade e emoções, trazendo vida”, explicou a Irmã.

É uma ação que irá envolver a população do Alto da Glória, pois, o morador além de colorir o próprio muro, também vai colaborar com o do vizinho e demais muros da rua.  “Pra que tenhamos um bairro bom e bonito temos que nos conscientizar e não só esperar o poder publico”, afirmou Tenfen.

As famílias da localidade, contarão com o apoio dos alunos do Projeto da Capoeira, que participarão de forma ativa com os moradores, sendo que todo o material (tinta, rolos e pincéis) e também um pintor, será patrocinado pela Sociedade Beneficente de Santa Maria Madalena Postel. Irmã Aurora explica que o profissional contratado irá dar toda a orientação necessária a população participante do projeto “colorindo os muros do bairro”. “Um bairro acinzentado que ganhará o colorido da vida”, enfatizou Aurora Tenfen.  A empresa Josan Mix Concreto Usinado, fará a doação de cimento, material necessário na manutenção dos muros.  Colorindo os muros do bairro – projeto tem seu inicio em 29 de julho e será mantido pela Congregação de Santa Maria Madalena Postel – Rede de Educação Posteliana, através das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel.  Esta é a segunda grande intervenção das Postelianas no Jardim Alto da Gloria.

muros Projeto Colorindo os Muros do Bairro transformará o Jardim Alto da Glória em local mais vibrante e acolhedor aos moradores Cidade | Destaques | Leme

Projeto Pioneiro

O primeiro projeto das Irmãs Postelianas no Jardim Alto da Glória foi a criação de  uma extensão do Centro Educacional Sagrada Família –  uma unidade escolar do Ensino Fundamental II, do sexto ao nono ano, ofertada gratuitamente e mantida pelas Irmãs de Santa Maria Madalena Postel que atende no momento oitenta alunos, oferecendo ensino de qualidade, merenda e práticas esportivas.

“Patrocinamos gratuitamente toda a educação dos jovens do bairro”, ressaltou Irmã Aurora.

Projeto Capoeira

Liderado pelo Mestre Idael Sousa, o projeto está completando 15 anos, nasce no Jardim Imperial na cidade de Leme, por iniciativa da Irmã Ludwiges – Congregação de Santa Maria Madalena Postel. Hoje, o projeto foi expandido e se encontra no Jardim Empyreo e Alto da Glória.  A iniciativa vai além dos polos, atendendo crianças, jovens e adultos de diversos pontos da cidade. “É um  projeto de extrema importância, visto que, existem crianças em vulnerabilidade social. Esse projeto vem para oferecer uma nova perspectiva de vida. Através das aulas, mostramos outras possibilidades para trilharem caminhos diferentes”, explica o mestre Idael.  No projeto Capoeira, não é ensinado somente o jogo, a luta, e sim, valores, mostrando que o respeito, perseverança e a valorização da cultura é de extrema importância.

Destaca-se que as aulas são oferecidas gratuitamente, sendo que, a única cobrança para os participantes do projeto é a apresentação bimestral do boletim escolar, informou Sousa. “O aluno que tem boas notas, boa frequência,  ganha o direito de trocar de “corda” (graduação)”, informou Idael. Todos os anos é realizado o evento de graduação, contando com a participação de capoeiristas da região, de outros estados e até mesmo do exterior, que entregam certificado de conclusão do curso, que tem duração de um ano.

Os participantes do projeto/curso, tem a oportunidade de chegar a graduado, instrutor até mesmo a professores de capoeira. “No projeto, temos adultos com família formada, que possuem graduação na capoeira, ministram aulas, vivem da capoeira. Tudo através do projeto que teve seu inicio em 2008, sempre patrocinado pela Congregação de Santa Maria Madalena Postel”, ressaltou mestre Idael.

Neste ano, será realizado em Leme, o décimo quinto evento de troca de cordas (graduação), que está agendado para acontecer no Centro Integrado “Kamal Taufic Nassif” – anexo a Secretaria da Educação, onde mais de cem alunos serão graduados. “O evento desse ano será especial, pois, além de comemorar os quinze anos do projeto, uma peça teatral será encenada”, informou Idael. 

Ao longo desses anos, fora usado o nome de “Projeto Social Capoeira” em parceria com as Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, mas, hoje existe uma Associação “Comunidade de Estudos e Pesquisas da Capoeira”, e ficou decidido dar um nome, e aproveitando fazer uma homenagem a Irmã Aurora Tenfen, que depois que assumiu como Superiora Provincial, ajudou a deslanchar o projeto e tem acreditado muito. “A partir de agora passa a se chamar “Projeto Aurora – janela para o amanhecer”, porque o nome Aurora tem muito significado”, destacou Idael.

Mais informações sobre os projetos na secretaria do Convento da Congregação de Santa Maria Madalena Postel – Rua Dr. Querubino Soeiro, 458 – Centro,  Leme – SP. Telefone: (19) 3571-2521.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Últimas Notícias

Pesquisar

Fique por Dentro!