TRADIÇÃO DE PÁSCOA CELEBRA CULTURA ALEMÃ E TRADICIONAL FESTA DO SUL DO PAÍS. Vai acontecer em Leme, nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), na Praça Manoel Leme (FEPASA), a Osterbaum (Árvore de Páscoa em alemão), que é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro.
São colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida e a ressurreição, dentro do ovo está a vida, já as flores que finalizam a trazem a energia e vivacidade, simbolizando a luz divina.
Durante o evento será realizada a 1ª edição da Osterfest, com o objetivo de trazer para cidade um pouco da cultura alemã. A festa é tradicional no sul do país, buscando dar sentindo a Páscoa.
Relembrando a morte e a ressureição de Cristo, os ovos são pendurados em uma árvore seca. Destacando que a árvore simboliza a morte de Cristo e os ovos a sua ressureição e vida. Tendo o sentido que a morte jamais irá vencer a vida.
Mais de 16 mil casquinha de ovos irão decorar o espaço da Fepasa
Essa é mais uma festa criada em prol das famílias mais carentes, com uma decoração de uma das árvores da Fepasa, na qual é prevista a montagem de aproximadamente 16.000 casquinhas. Além disso, serão distribuídos vasos decorativos com casquinhas, estas decoradas nas ruas centrais. Será realizada também uma bela ornamentação em uma árvore com mais de 16 mil ovos pendurado e um ovo grande de 2m30cm.
“O objetivo é embelezar a cidade e proporcionar atividades culturais tanto para as crianças que pintarão os ovos nas escolas, quanto para o público que terá oportunidade de auxiliar na arrecadação de casquinhas e prestigiar as decorações. Podemos embelezar nossa cidade, a exemplo de Pomerode, em Santa Catarina, onde a festa é linda e tem uma das maiores árvore de páscoa do mundo, junto com o maior ovo decorado. Vamos fazer com que Leme tenha atrativos que vão encantar tanto nossos moradores, quanto pessoas da região. É possível e juntos podemos fazer com que essa iniciativa perdure e seja um diferencial de nossa cidade”, comentou Irmã Aurora Tenfen, que é natural e Pomerode e sempre buscou aplicar uma festividade similar em nossa cidade.
Durante o evento será disponibilizado no local uma praça de alimentação, com chopp, parque de diversão e artesanato feito pelas voluntárias do projeto “Mãos que Fazem”, além de música ao vivo.
Todo o lucro arrecado com a festa será revertido para os projetos socias da Congregação das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, que fazem um trabalho de educação e cursos profissionalizantes de panificação, confeitaria e costura criativa.
O projeto social está localizado no bairro Alto da Glória, onde atualmente 80 alunos do 6° ao 9° ano participam gratuitamente, além de oferecer nas periferias atividades com crianças e adolescentes como, capoeira, handebol, futsal. O projeto contribui com reformas de casas e construção de cômodos quando necessário. Para contribuir com o projeto social Congregação das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, existem 2 lojas sociais, que ajudam na arrecadação de fundos.
CONFIRA AINDA
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp e receba notícias | GRUPO O POPULAR DE LEME
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme.
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)