Picadas de Escorpiões em Leme sobem 49% em 2023

AUMENTO ALARMANTE. Os números de casos de picadas de escorpião em Leme apontam um aumento na cidade nos sete primeiros meses de 2023. Em comparação com o mesmo período no ano anterior, houve um aumento de 49% no número de ocorrências, totalizando 152 casos contra 102 em 2022.

Este aumento súbito levanta sérias preocupações sobre a presença crescente desses aracnídeos venenosos na região. Em resposta a esse cenário, a Prefeitura de Leme tem enfatizado medidas preventivas para minimizar o risco de encontros indesejados com esses animais peçonhentos.
Uma das medidas que a Prefeitura tem orientado é que procure a Santa Casa de Misericórdia imediatamente, caso aconteça alguma acidente com animais peçonhentos.

Entre as principais recomendações, especialistas alertam para a importância de manter ralos protegidos com telas e instalar curvas no sifão das pias para impedir a subida dos escorpiões. Além disso, a população deve evitar acumular entulhos de construção e outros resíduos que possam servir de abrigo para esses animais.

Em caso de acidente com escorpiões, a orientação é lavar imediatamente a região afetada com água e sabão e buscar assistência médica na unidade de saúde mais próxima. O tempo de resposta é essencial para minimizar os efeitos do veneno.

EM CASO DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Sintomas
As pessoas que mais sentem a ação do veneno são as crianças e por isso podem ir a óbito.

  • A dor no local aparece logo após a picada. Em crianças ocorrerá inicialmente choro intenso e abrupto devido à dor. O local da picada pode ficar vermelho, inchado e com suor. A dor pode irradiar para o braço ou perna, com aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.
  • O suor aumenta e a criança alterna sonolência com agitação, passa a tremer e babar. Depois disso vem o vômito.
  • Há situações em que após a picada, vem a dor e o vômito, de maneira muito rápida, antes mesmo que se perceba os sintomas anteriores.

Após ser Picado por Escorpiões Primeiros Socorros

Limpar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa de água morma para diminuir a dor

Procurar o ATENDIMENTO COM URGÊNCIA. Com segurança e desde que não leve muito tempo para capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. Para isso, use pinça longa ou algo semelhante e pote com tampa.

O QUE NÃO DEVE SER FEITO NO LOCAL DA PICADA Torniquete ou garrote, furar, cortar, queimar, espremer e nem fazer sucção no local da ferida. Água fria ou gelo acentua ainda mais a dor. Nenhuma substância pode ser aplicada no ferimento da picada.

MITOS E VERDADES
O escorpião ataca?
Não. O escorpião ferroa apenas para se defender, ou seja, quando alguém coloca a mão ou encosta nele intencionalmente ou sem perceber.

Todo escorpião é venenoso?
Sim. Todos os escorpiões possuem veneno e capacidade de injetar este veneno. A diferença entre as espécies perigosas e não perigosas está na ação deste veneno no homem.

O escorpião usa todo seu veneno em uma única picada?
Não. Ele nunca utiliza todo seu veneno em uma única picada e pode causar um segundo acidente imediatamente após o primeiro. Pode também picar e não inocular veneno, causando um acidente assintomático ou “picada seca”.

Existem predadores para os escorpiões?
Sim. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gambás, gaviões, corujas, macacos, lagartos e camundongos, entre outros.

Mais informações

Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 – Cidade Jardim – Leme – SP, ou através do telefone 3571-0295.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Últimas Notícias

Pesquisar

Fique por Dentro!