Novo comandante dos bombeiros pretende implantar projeto Programa Bombeiro na Escola em Leme

NOVO COMANDO DOS BOMBEIROS EM LEME. A redação de O Popular de Leme fez uma entrevista com o novo comando dos bombeiros em Leme. A partir de agora, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Leme é um lemense de nascimento e tem planos para a corporação, incluindo a implantação do Programa Bombeiro na Escola (PBE) para educar crianças sobre prevenção de incêndios e acidentes. Além disso, pretende aperfeiçoar as instalações da Estação de Bombeiros de Leme. Ele responde sobre as queimadas e explica como funciona o novo atendimento regional. LEIA ENTREVISTA COMPLETA.

Bombeiros Leme Novo comandante dos bombeiros pretende implantar projeto Programa Bombeiro na Escola em Leme Cidade | Destaques | Leme

O Popular de Leme: Ten Willian qual foi a razão que Sr escolheu ser bombeiro?

Ten Willian: Após trabalhar, aproximadamente, 08 anos na 4ª Companhia do 36º Batalhão de Polícia Militar, no policiamento preventivo e ostensivo, ingressei no Corpo de Bombeiros devido a um convite de colega de trabalho, que me convenceu a realizar um concurso interno para pertencer a essa instituição. Após aprovação neste concurso e término do curso de bombeiros, na cidade de Franco da Rocha/SP, em novembro de 2014, percebi que a atividade de bombeiro é muito mais que uma simples profissão, sendo uma vocação, um propósito em preservar o patrimônio, o meio ambiente e ajudar as pessoas, muitas das vezes, salvando suas vidas.

Nossa atuação é ampla, vai desde auxiliar em campanhas de prevenção que evitam pequenos acidentes até ações de emergência que podem tirar pessoas da beira da morte. É saber que a nosso trabalho é parte importante da vida em comunidade.

OPL: Quais responsabilidades de um bombeiro?

Ten Willian: As responsabilidades de um bombeiro militar pautam-se em realizar serviços de combate e extinção de incêndios, realizar serviços de busca e salvamento, resgate de vítimas de incêndios, acidentes, afogamento e em situações de catástrofe.

OPL: já conhecia a cidade?

Ten Willian: Sim, já conhecia a cidade, haja vista que nasci nesta querida terra. Sou lemense de fato e de direito. Filho do Sr. Dalvino José dos Santos e da Sra. Ester Aparecida Lastoria.

OPL: Com sua chegada, haverá algum projeto novo para a corporação?

Ten Willian: Com minha assunção ao Comando do Corpo de Bombeiros de Leme, há projeto de implantação do Programa Bombeiro na Escola (PBE), onde um bombeiro educador ministra aulas para crianças da rede pública de ensino, com a finalidade de conscientização e fomento de ideias prevencionistas relacionados a incêndios, meios de evacuação e acidentes diversos. Programa este desenvolvido de forma similar ao PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) desempenhado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Além disso, projetos de aperfeiçoamento das instalações físicas da Estação de Bombeiros de Leme.

OPL: Qual a rotina diária de um bombeiro?

A rotina de um bombeiro, de forma sintética, inicia-se com a passagem de serviço, de um turno para o outro, onde é elencada as ocorrências atendidas e assuntos pertinentes ao quartel de bombeiros. Após isso, realiza-se a conferência dos materiais das viaturas operacionais e instalações e café da manhã.

Realiza-se, também, o check-up das viaturas para verificarem se estão aptas para o atendimento de ocorrências à população e, após esse check-up, o bombeiro inicia o treinamento físico.

No período vespertino, há a instrução diária relacionada à atividade de bombeiro e, logo após, uma atividade recreativa envolvendo condicionamento físico.

No período noturno, há o jantar e às 22h horas o silêncio, significando a autorização para que o bombeiro repouse e às 6h horas da manhã do dia subsequente, há a tradicional alvorada.

Após a alvorada, o turno realiza a faxina geral para passagem de serviço ao novo turno, e assim, encerrando o serviço e liberados para a folga.

Importante frisar que a qualquer momento, as equipes podem ser acionadas para o atendimento de ocorrências, mesmo no momento de descanso.

OPL: Quais estratégias, habilidades e mentalidades são necessárias a um bombeiro?

O bombeiro dever ter raciocínio rápido, resistência física, disciplina, coragem, liderança, capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão e capacidade psicológica de não se abalar quando se depara com pessoas acidentadas. Além disso, ter a mentalidade de sempre realizar o bem para a sociedade no intuito de salvar vidas, seja qual for.

OPL: Existe um programa de educação pública e prevenção de incêndios?

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo possui um programa de Educação Pública, através dos bombeiros educadores, que transmitem informações a determinados grupos etários com a finalidade de ensejar mudança de comportamentos e atitudes a respeito de determinado assunto, com o objetivo de promover a redução de incêndios e acidentes, bem como, proporcionar maior segurança, integridade física e patrimonial das pessoas, além da proteção ao meio ambiente.

Aliado a essa doutrina prevencionista, disponibiliza-se em nossa página da Internet vários conteúdos educacionais de livre utilização que servem de apoio ao nosso trabalho e, assim, auxiliando o Corpo de Bombeiros a salvar vidas.

Página da Internet: https://educacaopublica.corpodebombeiros.sp.gov.br/course/index.php?categoryid=2

OPL: Qual a mensagem que o Sr deixa à população estando à frente da Corporação?

Como Comandante do Corpo de Bombeiros de Leme o objetivo é continuar prestando serviços com excelência à nossa querida sociedade, em todas as áreas que envolvem nossa missão constitucional, além de atender aos anseios dos nossos valorosos bombeiros militares, que trabalham diuturnamente em prol da população lemense.

OPL: Em Leme, as pessoas questionam a demora na hora do atendimento pelo 193, que leva a chamada para outra cidade: explique como isso funciona na prática?

Atualmente, a central de atendimento 193 está localizada na cidade de Campinas, contemplando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e visa a qualidade e a agilidade no atendimento. Denominada de COBOM (Centro de Operações de Bombeiros), a central é integrada com o COPOM (Centro de Operações de Polícia Militar). Nesta central são realizados o cadastro dos cidadãos e o cadastro das ocorrências, que logo são distribuídas às equipes de atendimento aos munícipes. As ocorrências também são encaminhadas aos representantes das Forças de Segurança, sendo elas o Comando de Aviação da Polícia Militar – Helicóptero Águia. Antes da centralização, o atendimento era feito nas bases de bombeiros de cada município, entretanto, havia municípios que nem o sistema 193 possuía, o que foi corrigido com a centralização do COBOM.

Um dos benefícios desta da centralização é a disseminação das informações. Com a mudança, no caso de um acidente em grandes proporções, o COBOM não precisará aguardar que determinada estação de bombeiros solicite apoio de outras regiões. Pelos dados recebidos pela central, os atendentes terão condições de avaliar o caso e, se preciso, deslocar várias unidades.

A centralização está em constante atualização, principalmente, em relação a investimentos em tecnologia da informação, gestão de processos, pessoas e qualidade para reduzir o tempo de espera na solicitação de um atendimento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Últimas Notícias

Pesquisar

Fique por Dentro!