crédito foto: Divulgação
PESQUISA RESGATOU REGISTROS HISTÓRICOS DE FAMÍLIAS QUE CHEGARAM EM LEME NO PASSADO E SE ESTABELECERAM NO BAIRRO ISABEL CRISTINA. A história de resistência e identidade da Comunidade Quilombola Livramento, originária da Paraíba e hoje presente na cidade de Leme, será registrada em livro. O Coletivo Remanescentes do Quilombo de Livramento lança a obra “Caminhos Entrelaçados”, que mistura literatura de cordel, biografias e registros históricos para contar a jornada de inúmeras famílias que migraram para o município, principalmente para o bairro Izabel Cristina. O lançamento ocorre na próxima segunda-feira, 31 de março, às 19h30, no Anfiteatro Municipal de Leme.
A obra destaca as experiências sócio-políticas, econômicas e culturais dos quilombolas ao longo dos anos, evidenciando a riqueza de suas tradições e o patrimônio imaterial que preservam. O livro, fruto de um extenso trabalho de pesquisa, entrevistas, registros fotográficos e revisão bibliográfica, foi realizado por lemenses e descendentes da comunidade.

Na foto abaixo, Lucia da Silva, cordelista do livro e sua primeira turma na escola do Quilombo Livramento. Atualmente é professora da Escola Estadual Newton Prado. Ela viveu no Quilombo e há 8 anos mora em Leme.

O lançamento acontecerá no dia 31 de março, às 19h30, no Anfiteatro Municipal de Leme. A iniciativa celebra a memória e a cultura quilombola, reafirmando a importância da resistência e da valorização das raízes afro-brasileiras por meio da literatura.
CONFIRA AINDA
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp e receba notícias | GRUPO O POPULAR DE LEME
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme.
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)