SERVIÇO SERÁ DEDICADO PARA PACIENTES SUSPEITOS E QUE APRESENTEM QUADRO CLÍNICO REFERENTE À DENGUE. Com o aumento dos casos de dengue, a Secretaria de Saúde disponibilizou um serviço exclusivo para o atendimento de pacientes com sintomas da doença. A partir desta quarta-feira (12), a população passa a contar com um “Dengário”, um serviço de saúde público, que funcionará na Casa Dia do Idoso II, localizada na Rua Paulo Roberto Faccioli, nº 128, no bairro Royal Ville.
O espaço será destinado a todos que apresentarem sintomas da dengue, operando de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30. A unidade contará com uma equipe de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que farão a triagem, avaliação clínica e encaminhamentos necessários.
Segundo Helena Serpa Passos Romero, Coordenadora de Vigilância em Saúde, o serviço foi estruturado para garantir um atendimento ágil e adequado aos pacientes, reduzindo a sobrecarga em outras unidades de saúde. “O Dengário tem o objetivo de oferecer um suporte eficiente à população, garantindo diagnósticos rápidos e o tratamento adequado para os casos suspeitos”, destacou.
Leme enfrenta cenário de epidemia com mais de 1.300 casos de dengue
Com o registro de 1.380 casos confirmados de dengue, dois óbitos e outras duas mortes sob investigação, a Prefeitura de Leme está travando uma batalha contra a doença, seja com os mutirões de limpeza nos bairros, aprovação de Leis que incentivam a conscientização nas escolas, utilização de drones para fiscalização de focos em potencial.
Os últimos números da dengue em Leme foram divulgados na terça-feira passada (5). Até o momento, o município registrou 2.523 notificações, sendo 1.380 casos confirmados, o que representa 54,7% do total de notificações. Outros 1.123 casos foram descartados (44,5%), enquanto 20 ainda aguardam exames, incluindo dois óbitos em investigação.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde orienta aos pacientes a procurarem o “Dengário” caso apresentem os seguintes sintomas:
- Febre alta (39°C a 40°C) de início súbito
- Dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos (dor retro-orbitária)
- Dores musculares (mialgia) e/ou articulares (artralgia)
- Prostração, caracterizada por cansaço extremo
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele (exantema)
- Dor abdominal intensa e contínua
- Sangramentos de mucosas, como nas gengivas ou nariz
“É muito importante que os pacientes ou responsáveis passem todas as informações do que estão sentindo e os sintomas que estão apresentando, pois somente assim o médico poderá fornecer um diagnóstico preciso” conclui Helena Serpa Passos Romero.
Formas simples de evitar a dengue
- Eliminação de criadouros: evitar água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas e calhas.
- Manter caixas d’água tampadas: certificar-se de que reservatórios de água estejam sempre bem vedados.
- Descarte correto do lixo: não deixar resíduos expostos, evitando que se tornem locais de acúmulo de água.
- Uso de repelentes: especialmente em áreas com alta incidência de mosquitos.
- Instalação de telas: colocar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
- Manutenção de piscinas: manter a água devidamente tratada com cloro.
- Limpeza regular: realizar a limpeza de quintais e áreas externas regularmente, removendo objetos que possam acumular água.
Informações adicionais
Dúvidas e outras informações sobre o serviço podem ser consultadas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
CONFIRA AINDA
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp e receba notícias | GRUPO O POPULAR DE LEME
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme.
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)