Na estreia da coluna aqui no O Popular de Leme, achei que seria bem interessante começar com uma lista. Afinal, para vocês conhecerem quem eu sou e como vamos falar aqui sobre cinema, acho que esse é um ótimo cartão de entrada.
Hoje em dia temos muitos filmes de ficção científica para todos os gostos e formatos. Mas alguns filmes se destacam por terem sido revolucionários, seja por uma inovação técnica ou pelo fato de estarem visando um horizonte de novas possibilidades. E assim nasce um clássico.
Estes filmes mudaram o cinema e serviram de inspiração para muitos outros:
Guerra nas Estrelas (1977)
A Guerra nas Estrelas, que hoje com a marca reformulada para Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, criou toda uma galáxia, cheia de detalhes e aventuras para explorar. Dirigido e roteirizado por George Lucas, que iniciou toda uma saga que perdura até hoje. O filme tornou a ficção científica muito popular e abriu caminho para vários filmes com mundos complexos. Além disso, a cena em que se explica como atacar a estrela da morte foi um dos primeiros exemplos de animação gerada por computador no cinema. Hoje no catálogo da Disney Plus.
2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
Criado no auge da corrida ao espaço, 2001 apresentou a vida no espaço de maneira muito realista. O filme é uma marca registrada de um diretor inovador e autoral. Stanley Kubrick deixou seu legado no cinema com este clássico. Confesso que não é um filme fácil, e depende de muitas variações para você acabar gostando ou odiando. Mas também tratou de temas muito modernos, como a possibilidade de computadores ganharem consciência própria. E, claro, seu uso de música clássica para a banda sonora foi brilhante. Hoje no catálogo da HBO Max
Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982)
Um dos meus filmes favoritos, Ridley Scott adaptou o livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? para o cinema com uma linguagem bem inovadora. Que na época acabou não sendo tão aceita, mas hoje é considerado um clássico cult.
Blade Runner também foi um dos pioneiros a explorar o que significa ser humano. Em mundo mundo onde é possível criar andróides extremamente parecidos com humanos, um homem vai questionar a consciência de inteligência artificial. Isso abriu caminho para muitos outros filmes sobre o mesmo assunto. Hoje no catálogo da HBO Max.
Matrix (1999)
No começo do século, o filme Matrix marcou o cinema com um estilo novo e moderno, com muitos efeitos visuais inovadores. O filme saiu em uma época em que os computadores estavam se tornando mais acessíveis, o que tornou a história ainda mais relevante. Matrix é um mistura de referências e gostos das irmãs Lana Wachowski e Lilly Wachowski que misturam uma série de adaptações e criaram algo único. Pena que suas continuações não conseguiram atingir o mesmo patamar. Matrix começa quando um homem descobre que vive em um mundo virtual, ele se junta a uma resistência que quer viver no mundo real. Mesmo com muita ação, o filme faz perguntas difíceis sobre o que é a realidade. Mas talvez o mais marcante do Matrix são as cenas em câmara lenta, que criaram um novo estilo de ação no cinema. Hoje no catálogo do Prime Video e HBO Max.
Avatar (2009)
Avatar foi talvez o filme mais impressionante no seu uso do 3D (talvez o único). O uso de tecnologia para captar os movimentos dos atores, usado depois para criar as animações, também foi em uma escala nunca antes vista. Em Avatar, o real e o digital se fundiram de maneira surpreendente!
Na história de Avatar, um homem tem sua consciência transferida para o corpo de um extraterrestre e explora o planeta dessa criatura. Logo, ele toma o lado dos nativos, contra os humanos que querem explorar o planeta. Mas realmente não é por causa da história que Avatar fez a diferença. Mantém sua liderança sendo a maior bilheteria da história. Hoje no catálogo da Disney Plus.
Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993)
Quando eu era criança, lembro da sensação de ver aqueles brinquedos que eu tanto gostava ganhando vida. Sem nem ao menos saber o que era um dinossauro. O filme me traz sensações até hoje. Spielberg é sem dúvida um inovador, além de um ótimo contador de histórias. Jurassic Park conquistou gerações e se tornou um fenômeno midiático. Além de ter colocado uma nova linha sobre os efeitos especiais. O Cinema nunca mais foi o mesmo depois do verdão de 1993. Assim como Matrix, nenhuma sequência consegue atingir um patamar satisfatório. Hoje no catálogo da Netflix, Prime Video, Globoplay e Star Plus.
Cinema em Leme
No decorrer da coluna, vamos comentar sobre filmes em cartaz ou nos catálogos de streamings. Vamos falar também sobre séries. E hoje indicaria dois filmes que vale a pena você conferir no cinema de Leme: Barbie e Besouro Azul.
Cine Avenida
Av. Joaquim Lopes Aguila, 416 – Centro
Site: https://cineavenida.com/
Facebook: https://www.facebook.com/cineavenidaleme/?ref=embed_page
Gabriel Candido – Colaborador e colunista de Cinema & Séries – Publicitário, pós-graduado em Comunicação e Marketing Digital. No mercado publicitário desde 2012, atuando em agências de propaganda sempre com o foco em mídia, planejamento e performance. Além da experiência na equipe de Marketing & Planejamento em emissoras de televisão. Gabriel se inspirou em seu primeiro emprego, em uma locadora de vídeos, para escrever e compartilhar uma coluna sobre filmes e séries. Afinal, ele tinha que fazer alguma coisa com o seu antigo sonho de se tornar um Tarantino aos 30 anos. Instagram: @gabrielhcandido