FILHOTE FOI LEVADO PARA O CENTRO DE MEDICINA E PESQUISA EM ANIMAIS SELVAGENS (CEMPAS), EM BOTUCATU, REFERÊNCIA NACIONAL. O 5º Batalhão de Policiamento Ambiental realizou, no dia 19 de novembro de 2024, em Conchal (SP), a captura e destinação de um filhote de macaco-prego, espécie da fauna nativa brasileira, com suspeita de febre amarela. A ação foi conduzida pela equipe composta pelos cabos PM Ezequiel e Mafra, em conjunto com a Vigilância Sanitária.
“Os macacos são os primeiros a ser atingidos pela febre amarela, não são transmissores, tomara que não se confirme a doença, e caso confirmada as autoridades sanitárias terão conhecimento”, informou a Polícia Militar Ambiental.
O filhote foi encontrado por populares junto à sua mãe, que já estava sem vida. O animal foi imediatamente encaminhado ao canil municipal, onde recebeu atendimento veterinário inicial. Amostras da mãe foram coletadas para análise, devido à suspeita de infecção pelo vírus da febre amarela.
Após os procedimentos preliminares, o filhote foi transportado para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS), em Botucatu. No local, o primata será mantido em quarentena sob cuidados médicos especializados. Caso os exames não detectem a presença do vírus, o animal será reintegrado ao seu habitat natural.
O comandante da 2ª Cia, capitão PM André Manoel, ressaltou a importância da ação integrada entre a Polícia Ambiental e os órgãos de saúde pública para garantir o bem-estar animal e a prevenção de riscos sanitários. A suspeita de febre amarela acende um alerta sobre a necessidade de atenção à saúde pública e à preservação da fauna brasileira.
CONFIRA AINDA
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp e receba notícias | GRUPO O POPULAR DE LEME
Você sempre atualizado, com o melhor conteúdo e mais completo site de notícias de Leme.
CLIQUE AQUI para entrar no GRUPO O POPULAR DE LEME do WhatsApp:
Estamos também no Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI)