A ASSOMOGI DISTRIBUIU R$ 36 MIL EM PRÊMIOS, SENDO R$ 5 MIL PARA OS PRIMEIROS COLOCADOS, R$ 3 MIL PARA O SEGUNDO, R$ 1 MIL PARA O TERCEIRO E R$ 18 MIL PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES. Com objetivo de estimular os alunos da Escola Estadual Prof. Arlindo Fávaro, em Leme, a superar ainda mais seus desafios a ASSOMOGI – Associação dos Produtores Rurais do Vale do Mogi decidiu promover o Concurso de Redação “Aprendendo e Crescendo com a Leitura” cujo tema escolhido foi “Produtor Rural Brasileiro: o Herói Ambientalista”. Confira mais abaixo o nome dos alunos que receberam o prêmio. [FOTOS NO FINAL DO TEXTO]
Originalmente realizado no 2° semestre de 2022 com alunos da Educação Básica das escolas municipais de Leme, o concurso tem como objetivo desmistificar a ideia de que o produtor rural é o vilão do meio ambiente, para que as pessoas, principalmente as crianças e jovens, possam através da leitura conhecer a realidade que se passa no campo e também para que outros segmentos a investir e valorizar ações educativas que desenvolvam o incentivo à leitura e o senso crítico.
A Prof. Arlindo Fávaro foi a primeira escola estadual a participar do concurso. Desta vez, aproximadamente 330 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9ª ano) e 80 do Ensino Médio (1ª a 3ª séries). Após várias etapas de preparação com auxílio dos professores, os alunos escreveram as redações no 31 de outubro, em duas modalidades: Poesia, no Ensino Fundamental e texto argumentativo, no Ensino Médio.
A premiação aconteceu na noite de 6 de dezembro, no pátio da escola com a presença do presidente da ASSOMOGI Antônio de Azevedo Sodré, dos diretores Eduardo Cardoso Júnior, Tarciso Antônio Sardinha, João Carlos Pinheiro, Walkíria Passeli Cremasco, da coordenadora de projetos Naja Barros, diretores, professores, alunos e familiares.
A ASSOMOGI distribuiu R$ 36 mil em prêmios, sendo R$ 5 mil para os primeiros colocados, R$ 3 mil para o segundo, R$ 1 mil para o terceiro e R$ 18 mil para a Associação de Pais e Mestres.
Os alunos premiados foram:
Ensino Fundamental
1° Lugar: Isabela Fehr Castanho
2° Lugar: Jenny Beatriz de Souza Maciel
3° Lugar: Isabelli Peratelli Tiago
Ensino Médio
1° Lugar: Isabelli Pecinelli
2° Lugar: Evelyn Larissa Corrêa
3° Lugar: Isabela Freitas da Silva
Concurso surgiu com o patrocínio da ASSOMOGI para um projeto de Reflorestamento Urbano da área verde da escola
De acordo com o prof. Jean Bortolucci, um dos orientadores, a ideia do concurso surgiu com o patrocínio da ASSOMOGI para um projeto de Reflorestamento Urbano da área verde da nossa escola, uma área com o total de aproximadamente 6.000 m².
A ASSOMOGI realizou um grande investimento com colocação de muro pré-moldado e alambrado, decks para observação das nascentes presentes no local e uma estrutura para horta cuja contrapartida foi a realização do concurso para que professores e principalmente os alunos tivessem conhecimento do papel dos produtores rurais no Brasil, já que muitas importantes ações em termos de preservação ambiental são realizadas por eles em consonância com o fundamental trabalho de produzir alimentos para o país e para o mundo.
“A participação dos alunos foi bastante significativa em vários aspectos e deixou alguns legados. O primeiro foi ver o quanto um aluno pode aprender quando tem autonomia e coerência sobre o que deve aprender. O segundo foi o entendimento dos alunos quanto a força econômica da agricultura, o que gera em termos de trabalho, além do importante cuidado com a preservação ambiental. Para os professores, o concurso foi importante para pensar e elaborar estratégias de engajamento dos alunos. Devido ao estímulo financeiro, os alunos se envolveram de uma maneira que surpreendeu muitos de nós. Dessa forma, se a escola pudesse ter mais parcerias como essa que a ASSOMOGI propiciou o engajamento dos alunos começaria a entrar numa crescente muito favorável. Alguns professores relataram que, quando não há um objetivo claro, muitos jovens acabam não enxergando na educação um meio para conseguir certa ascensão social. Além disso, quando os estudos estão associados a objetivos que podem ser alcançados, o ambiente escolar se torna mais prazeroso tanto para professores quanto para os alunos, pois ambos se veem como aliados no processo de ensino/aprendizagem”, relatou o professor.
“Esse concurso pode servir de exemplo para outras empresas ou mesmo para o poder público no sentido de incentivar um conhecimento mais aprofundado sobre diferentes temas que tenham relevância para a sociedade. Para a escola, concursos como esse podem fomentar um maior desenvolvimento dos alunos”, finaliza.
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