É DA TERRA DA CACHAÇA, EM PIRASSUNUNGA O PRIMEIRO RUM ARTESANAL ENVELHECIDO DO BRASIL. A destilaria Sapucaia é reconhecida pela elaboração de cachaças premium, desde 1933, e do desenvolvimento de produtos para diversas marcas, que hoje estão no mercado com grande sucesso no mercado nacional e internacional. Desde então, concentra na produção com matérias primas que resultem em destilados de alta qualidade e na elaboração de receitas e processos que equilibrem a produção artesanal com as exigências e volumes de mercado.
É o primeiro RUM nacional artesanal envelhecido. Até então, as poucas marcas presentes no mercado, com este produto ainda, não tinham uma versão velha, que deve ficar dois anos em barris. A bebida é produzida no interior de São Paulo, em Pirassununga (a 200 Km da capital), considerada a terra da cachaça, e segue o objetivo da empresa de pesquisar, desenvolver e apresentar ao mercado diversos destilados artesanais de alta qualidade, que possibilitem lançamentos de produtos premium no mercado, e elevem o conceito dos alambiques e destilarias artesanais do Brasil .
Segundo Alexandre Bertin, mestre destilador e proprietário do Alambique Sapucaia, o primeiro lote do Rum Florida Velho foi liberado em 2018 e grande parte desse lote já foi exportado para a Bélgica e parte ficou no Brasil, já esgotado. “Em 2021 mais dois barris foram abertos e padronizados, resultando num segundo lote desse produto, com uma característica bastante superior”, destaca.
A produção de Rum na Destilaria Sapucaia começou em 2016, e, posteriormente, lançado no mercado com um rum branco, feito a partir de melaço e parte de caldo fresco de cana-de-açúcar. “O Rum Florida Branco foi apresentado em 2018, mas ainda estávamos trabalhando em melhorias nos processos. Hoje, os runs produzidos na Sapucaia são 100% de melaço de cana”, explica Bertin, o mestre destilador.
A expectativa atual da Destilaria Sapucaia é manter a mesma característica e seguir com a produção e envelhecimento, de novos lotes do Rum Florida Velho. “Buscamos uma constância na linha de produção para ter sempre o produto e sem esperas. O mercado vai demandar a bebida e por isso focamos na produção de lotes pequenos e restritos, voltados para um publico exigente e conhecedor”, detalhou.
Consumidor brasileiro quer mais qualidade do que quantidade
Com o lançamento do Rum Florida Velho, a Destilaria Sapucaia chega ao mercado nacional e internacional de novos players independentes, já que o rum vem passando por processo semelhante ao que ocorreu com a própria cerveja, caminhando para uma onda de destilados premium e artesanais. Segundo um estudo da consultoria internacional da Businesscoot um dos motivos para isso é a tendência da diminuição do consumo de álcool entre os brasileiros, preferindo uma maior qualidade em detrimento da quantidade.
O estudo aponta que é estimado que 44%, brasileiros acreditam em limitar o consumo de álcool com o objetivo de cuidados com a saúde. Ainda assim, o consumo de bebidas destiladas em 2019 foi de mais ou menos 716 milhões de litros.
Alambique Sapucaia segue tendência mundial para RUM brasileiro
A produção de Rum pela Sapucaia acompanha a tendência mundial de consumo e a escolha dos apreciadores de destilados para produtos artesanais de maior qualidade, sobressaindo a procura, pelo consumidor, de bebidas com produção artesanais e menos industrializadas. “O Brasil é conhecido como o país da caipirinha, e, além disso, o consumidor estrangeiro têm buscado outras opções do destilado. E, nessa hora, ter o carimbo made in Brasil pesa na escolha. Existe a curiosidade, por ser de outro lugar”, afirma Bertin.
CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS
Rum Velho Florida
Volume: 700 ML
Teor Alcoólico: 40% Vol.
O Rum Florida Velho é elaborado a partir do melação de cana-de-açúcar e envelhecido em barris de carvalho europeu. Sua produção fica no Alambique Sapucaia, no interior de São Paulo, em Pirassununga.
Alambique Sapucaia
Site oficial: www.cachacasapucaia.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/cachacasapucaia
Instagram: @destilaria_sapucaia
Conheça a história do Alambique Sapucaia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TvoziHuJCJM