UM AMPLO APAGÃO. Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofreram um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados — como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — e também do Distrito Federal relataram problemas com o fornecimento de energia elétrica a partir das 8h20.
Separação das regiões
De acordo com o ONS, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia.
“A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, afirmou em nota o operador.
Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no SIN e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para monitorar o apagão. O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um “evento de grande porte”.