CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO OCORREU NESTA SEMANA NA SEDE DA EPTV EM SÃO CARLOS. Letícia Cavichioli Lima, estudante do SESI de Leme, foi destaque no concurso EPTV na Escola ao conquistar o terceiro lugar com sua redação “Laços Ameaçados”. O poema, orientado pela professora Bruna Gabriela Tangerino Corrêa, explora as vantagens da Inteligência Artificial (IA) em áreas como saúde, educação e otimização industrial, mas alerta para os desafios associados, como a perda de privacidade, o desemprego e a dependência tecnológica.
Em seis estrofes de quatro versos cada, Letícia apresenta benefícios para a automação das indústrias, para Saúde e Educação, para a otimização de recursos naturais, e contrapõe com riscos de desemprego, de falta de privacidade e de dependência excessiva, que pode comprometer nossa liberdade de fazer escolhas.
Letícia comenta que a IA pode ser tanto aliada quanto inimiga, e que o uso consciente é essencial. “A tecnologia pode ser nossa aliada se soubermos como usá-la, mas também representa um perigo se não houver equilíbrio”, pontuou a jovem, que desde cedo nutre paixão pela literatura e pela escrita em versos.
Para Letícia, a literatura é uma fuga, e escrever em verso é uma forma de expressar sentimentos. A jovem agradeceu o apoio da professora, dos amigos e da família. “Este resultado é fruto do apoio de todos, especialmente da professora que orientou e acreditou no meu potencial.”
EPTV na Escola
A organização do EPTV na Escola realizou na quinta-feira, dia 31 de outubro, a cerimônia de encerramento e premiação da edição 2024 do concurso. Os dez alunos finalistas receberam, cada um, um televisor HD e certificado de participação. Serão premiados, também, os professores que supervisionaram esses estudantes, com um Kindle cada e certificado, e a escola do campeão, com um notebook.
Ao todo, foram 9.006 produções de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, privadas, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Na primeira etapa de seleção, 555 redações foram encaminhadas à EPTV pelas Diretorias Regionais de Ensino e/ou Secretarias Municipais de Educação. Seus autores ganharam o direito de conhecer a emissora e como são feitos os programas da casa.
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